Vai vir para Cananéia e não sabe quais lugares visitar?
Aqui você vai descobrir vários roteiros para conhecer e deixar a sua estadia mais incrível!
Centro Histórico de Cananéia
Cananéia conserva um Centro Histórico riquíssimo, com construções coloridas datadas do século 17. Começando na Rua do Fogo, esse Centro Histórico charmoso se espalha por todo o centro da cidade, com seus lindos casarões antigos, repletos de histórias e cultura.
A Igreja São João Batista, uma das mais antigas do Brasil, fica localizada bem no centro e está aberta para visitação, bem como os casarios do século XVIII e XIV e o segundo maior tubarão branco já capturado no mundo, que se encontra no Museu da cidade!
Um roteiro que se inicia junto a colonização do Brasil em 1502, apresenta personagens fundamentais como Martin Afonso de Souza, o donatário da Capitania de São Vicente, um misterioso homem conhecido apenas como Bacharel, esquecido pela nossa história, mas foram muito importantes para a colonização do país!
Boqueirão Sul de Ilha Comprida
A praia do Boqueirão Sul de Ilha Comprida, é um dos passeios mais comuns feitos por turistas e moradores de Cananéia.
É um pedacinho de paraíso muito bem conservado!
Praia de areias brancas e bastante tranquila, essa parte da ilha é quase deserta, dunas com vegetação rasteira, plantas ornamentais, pesca abundante sendo um refúgio de vida silvestre.
Um bônus é o pontal! Caminhando cerca de 1km até a ponta da ilha, chegando ao mar pequeno, podendo avistar a Ilha do Cardoso e por sorte pegar cenas incríveis dos botos!
Local com bastante infraestrutura, tendo quiosques preparados para atendê-los com uma comidinha caiçara sempre fresquinha!
Para chegar até a praia, é preciso o translado com a balsa, e percorrer por 3km até chegar ao boqueirão sul.
Praia do Pereirinha
A bela praia do Pereirinha é a mais próxima do centro de Cananéia e por isso a mais movimentada, porém, por ser uma área do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), ela possui capacidade de carga e comporta apenas 1000 visitantes por dia. Na alta temporada, esse número é facilmente atingido ainda pela manhã.
Para se chegar a essa praia é necessário realizar traslado náutico com embarcações credenciadas que partem regularmente do Píer Municipal, localizado na Avenida Beira Mar.
A praia tem mar tranquilo e é bem frequente ver o espetáculo natural dos botos cinza nadando por perto. O local conta com infraestrutura básica de restaurantes, também oferecendo o melhor da região: simpatia e comida boa!
Cachoeira do Pitú
Localizada na Comunidade do Itapitangui, bastante preservada e com muita concentração de mata Atlântica, Cachoeira do Pitu está a 13 KM de Cananéia e é a mais próxima e de melhor acesso, sendo feito pela Estrada velha de Jacupiranga.
Cachoeira de águas cristalinas e perfeita para banho, sua piscina natural é bem grande e ideal para crianças, claro, com supervisão de um adulto!
O turista também pode conhecer um pouco do trabalho da agricultura familiar do local através do Projeto Agroflorestal! Para quem gosta de conhecer novas culturas, este passeio é perfeito!
Cachoeira do Mandira
É uma linda cachoeira, com 2 piscinas naturais e várias corredeiras. Fica próxima a Comunidade Quilombola do Mandira – Reserva Extrativista de Ostra e da Casa de Pedra, ruína de um antigo moinho de arroz.
É uma cachoeira que parece se esconder em meio à mata. Com uma pequena caminhada de 20 minutos, é possível conhece-la!
Na região existem alguns restaurantes caseiros que servem deliciosos pratos à base de ostras, peixe e muito mais!
Para chegar à Cachoeira do Mandira é tranquilo, de Cananeia pega-se a balsa para o continente e mais 6km até o Bairro do Itapitangui. Para chegar na cachoeira do Mandira são 11 km da Estrada do Itapitangui/Ariri e uma pequena caminhada de 20 minutos.
Cachoeira Rio das Minas
Esta cachoeira fica localizada na área do Parque Estadual de Jacupiranga, á aproximadamente 30 Km de Cananéia.
Cercada pela Mata Atlântica, a cachoeira é sem duvida uma das maiores e mais belas cachoeiras da região!
A piscina formada pela cachoeira tem porte majestoso e forma uma piscina olímpica. Porém, Nadador inexperiente não deve-se aventurar. Visitar essa cachoeira é uma experiência inesquecível!
Núcleo Perequê - Parque Estadual Ilha do Cardoso
No Núcleo Perequê, ao norte da ilha, os visitantes desfrutam de uma paisagem única: É possível avistar botos-cinza (Sotalia guianensis) ao longo de toda a praia do Itacuruçá/Pereirinha, realizar roteiros monitorados de caiaque e stand-up paddle no rio Perequê e percorrer trilhas de variados níveis de dificuldade. Nas trilhas, o visitante pode apreciar a vegetação característica do bioma Mata Atlântica, como bromélias e orquídeas, e até espécies da fauna, como o lagarto teiú, o cachorro do mato e aves, como gaivotas e trinta-réis. Há uma trilha suspensa de 600 metros sobre área de manguezal, com destaque para a observação de caranguejos, ostras, garças e as espécies vegetais do ecossistema e também um mirante, voltado para a baía de Trapandé, equipado como um telescópio turístico. No Núcleo Perequê, houve um esforço de se trabalhar em conjunto com a comunidade local e muitos moradores se tornaram monitores ambientais (o mesmo ocorre também no Núcleo Marujá), que se organizaram para a recepção de turistas e grupos escolares que frequentam o Parque nos períodos letivos do ano. No seu centro de visitantes, há uma exposição permanente de ossadas de animais marinhos e animais taxidermizados.
Agendamento prévio: Indicado. Especialmente para grupos organizados, excursões e em períodos de alta temporada.